Como os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães

Como os cães sonham?

Segundo especialistas, cachorros gastam de doze a quatorze horas, a cada dia, sonhando. Em certas ocasiões, os donos de cachorros irão associar aquela pequena pata contraída ou um barulho minúsculo que sai enquanto um cachorro dormita com alguma coisa que o cão está sonhando. Todavia os cães sonham mesmo ou estas mínimas distorções são completamente aleatórias?
A solução para este questionamento, de acordo com a maioria dos cientistas, é que os cachorros provavelmente sonham. Especialistas do Massachusetts Institute of Technology, relatam que os cães têm uma estrutura de sono muito igual aos homens. Os cães, tal como os indivíduos e outros animais, exercem o sono REM (Rapid Eye Movement), o nível do sono em que os seres humanos realizam sonhos.
Como os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os seres humanos e os cães ainda têm altos graus de atividade cerebral durante essa etapa do sono, o que sugere que estes bichos estão sonhando, tal como os indivíduos. Logo , tanto os humanos quanto os cachorros ainda têm uma estrutura do cérebro que paralisam os principais músculos do corpo com o intuito de impossibilitar esses músculos de atuar fisicamente nos sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cachorros também terem essa estrutura dos músculos afirma que ela está lá por um motivo: evitar que os músculos atuem no mesmo momento em que os cães estão sonhando.

O que os cachorros sonham?

A fisiologia dos cérebros dos humanos e dos cachorros é conhecidamente igual ao adormecer, mas o que isto significa para o conteúdo dos sonhos dos cães? Especialistas realizaram experimentações com ratos preguiçosos e os resultados revelam que seus sonhos estão ligados a situações reais, assim como com os homens. Ainda que um procedimento específico com cachorros não tenha sido executado, outros pesquisadores acreditam que os sonhos dos cães também são fundamentados em práticas diárias, como aquele ursinho de pelúcia que ele aprecia ou o gato do vizinho que mia toda hora da janela.
Análises também revelaram que uma das principais coisas que um cachorro sonha é com o próprio dono.
Lamentavelmente, os seres humanos não podem se comunicar diretamente com seus animais domésticos para comparar seus sonhos com os deles, portanto não existe garantia de que os cachorros sonhem de natureza igual que as pessoas. Os pesquisadores imaginam que os sonhos dos cães são relacionados, especialmente, às suas práticas de cada dia. Isto é, provavelmente é semelhante aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que tem lógica ao sonhar, porém que pode não possuir um fluxo narrativo tão lógico como se cogitou uma vez desperto.

Os sonhos dos cães são comuns?

Como os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os reflexos nas patas, suspiros e roncos durante o ciclo REM de um cachorro são inteiramente normais. Os cães também inclinam-se a ter um pouco mais de movimento no sono, logo é habitual captar algo como “dormir correndo”. Ao perceber que um cão está movimentando-se excessivamente – ou pode estar tendo convulsões ao longo de seu sono – o proprietário deve entrar em contato com seu médico-veterinário para assegurar que tudo esteja bem com o cão à medida que ele sonha.

Posso despertar um cachorro adormecido no tempo em que sonha?

Acordar o cão enquanto ele está visivelmente durante um ciclo REM não irá prejudicar a saúde do espécime, mas isto poderia apavorá-lo. Se o cachorro é propenso a impaciência ou a hostilidade, um susto será capaz de intensificar esse comportamento. Portanto, é melhor deixar o cão em estado de sono permanecer no mundo dos sonhos.

Deixe uma resposta