Informações sobre o cachorro Chow Chow

A Origem da Raça Chow Chow

Inúmeras espécies de cachorros foram feitas pelo homem ao longo dos tempos, mas o Chow Chow foi uma das poucas espécies que guardou várias de suas propriedades desde sua criação. Há diversos documentos históricos onde se encontra alguma notícia sobre essa raça, inclusive em registros de onze mil antes do Cristo
Muitos acreditam, equivocadamente, que a sua origem ocasionou-se na China, todavia, de fato, deu-se na Mongólia. Isso se deve por causa da característica deste cachorro, que se manifesta parecida com as peculiaridades das tribos dos mongóis.
Com uma época repleta de invasões na China, os mongóis levaram esse cachorro bastante encantador para as terras chinesas. Sua imagem lembra muito a de um leão, além de serem vigorosos e magníficos. Para os mais místicos, a escuridão que há na boca de um Chow Chow é uma forma de manter afastados os espíritos maléficos.

Características Físicas do Chow Chow

O Chow Chow é proporcional, de aparência leonina, porte atlético, respeitável e leal, mas circunspecto. De modo geral, é muito proporcional e veloz. A despeito da fisionomia singular e da linda pelagem, a língua de cor azul escuro é específica da raça.
A cabeça é larga, o stop não é demasiado proeminente, com a trufa comprida, sempre de cor preta, sem contar os cães de cor creme ou mais ou menos brancos, nos quais a trufa de coloração mais clara é assentida, não obstante a de cor preta seja a todo o momento preferida.
Apresenta pequeninos olhos pretos e de formato oval. É permitida uma cor similar à da pelagem nos espécimes azuis e amarelos. Ele possui as orelhas separadas, bem espessas, mas curtas. O peito é largo e profundo, o dorso é estreito, retilíneo, resistente e a cauda elevada, bastante convexa, sobre a garupa.
A pelagem do Chow Chow é excessiva, densa, e é capaz de ser lisa ou áspera, dura ao contato, com subpelo macio. Sua cor difere, tendo a possibilidade de diversas gradações: preto uniforme, avermelhado, azul, marrom ou branco, com gradações, embora sem nem uma mancha; sobre o rabo e posterior a sua coxa, a pigmentação é, habitualmente, bastante clara.

Estrutura Psicológica do Chow Chow

No geral, o Chow Chow tem temperamento manso e equilibrado, entretanto é um cachorro fechado, independente, com forte impulso de caça, defensor aficcionado e absolutamente fiel ao proprietário. Ele, apesar de sereno e sossegado, pode se tornar hostil com indivíduos estranhos a sua convivência familiar.
No sentido de evitar qualquer tipo de descontentamento no que se refere às visitações, você precisa começar a interagi-los desde novo com pessoas estranhas e os demais cães. Não é apropriada para proprietários inexperientes e que não saibam lidar com seu temperamento firme e dominante. Quanto mais depressa você começar a ensiná-lo, mais você possuirá êxito em ensiná-lo e deixá-lo mais amável. O Chow Chow, caso não seja habituado com outros cachorros desde filhote, pode se mostrar bem hostil e violento.
Eles têm a predisposição de ser bastante aflitos, por causa disso caminhe com eles frequentemente, a fim de que não fiquem devoradores de suas coisas e bem irrequietos. Mas, esta espécie não tem necessidade de enormes residências, podendo, inclusive, morar em edifícios.

Vantagens de ter um pet Chow Chow

Podemos dizer que, na realidade, são os Chow Chow que adotam os seus proprietários e não o oposto. Com alguém desconhecido, agem de forma ainda mais fechada. Os Chow Chow não têm o costume de latir, entretanto, na ocasião em que isto ocorre, pode saber que tem uma coisa errada.
Quanto mais a temperatura estiver quente, menos é sugerido que ele realize exercícios físicos, sem falar que seu amplo pelo interfere para esse aquecimento natural. À medida que sua língua vai se tornando mais clara, é sinal de que sentem-se exaustos e devem relaxar.
Ainda que sua pelagem seja comprida, eles são uma raça que não tem problemas com caimento de pelo. Contudo, esta espécie necessita de ser escovada todos os dias. Outra atenção relevante é no que concerne aos banhos, que não devem ser ofertados excessivamente a fim de não lesar a oleosidade original da pele.

Problemas normais do Chow Chow

A genética do Chow Chow expõe que um dos maiores problemas de saúde do cachorro é uma irritação no olho denominada de “Entropia”. Esta alteração é causada por uma deformação em suas pálpebras. Por isso faz-se crucial a higiene em sua região óptica constantemente. Outras doenças podem afetar o Chow Chow, como a displasia da bacia, luxação no joelho e a catarata.
Também, em alguns casos, pode acontecer certos problemas de pele e certas complicações hormonais.
Procure um ótimo horário para andar com seu Chow Chow a fim de que ele não estresse e fique mais sociável e mais sereno, todavia não pense que vai ser fácil: eles não sentem-se mansos sempre que estão em uma coleira.

Atividades e perfil psicológico da raça Chow Chow

É crucial domesticar o Chow Chow, no momento em que possível, com muito carinho, paciência e compreensão, porém sempre com liderança, mostrando para ele que você é o comandante.
O estilo de pelo liso precisa de escovação uma vez por semana; porém o tipo mais áspero deve ser penteado de dois em dois dias, ou diariamente durante a fase de troca da pelagem.
A escova necessita ser macia e flexível, para que seja capaz de retirar totalmente os embolados. Se houver qualquer nó, primeiro elimine-o com a mão, a seguir passe o pente calmamente. Dê um banho mensalmente no seu Chow Chow.
O Chow Chow consegue ficar em qualquer aposento da residência, não há obrigação de deitar do lado de fora. Ele deve se exercitar regularmente.
Toda a nutrição do seu cachorro necessita de ser efetuada com muito equilíbrio, compreendendo proteínas, hidratos, gorduras, mineirais e vitaminas. Selecione uma ração de boa qualidade. O Chow Chow tem necessidade de sempre possuir acesso a uma vasilha de comida e uma d’água.

Filhotes do pet Chow Chow

Quando bebêzinhos, eles não têm a língua azulada, assim como se acha nos cães maduros, eles possuem uma língua rósea, e essa vai se tornando mais escurecida pouco a pouco. Este acontecimento acontece até as oito semanas de vida.
Mesmo que eles possam ser incríveis cães de acompanhamento, não vão poder ser expostos e nem poderão ser empregados para criação, visto que esta é uma falta que o desclassificaria.
Por suas características de comportamento, os filhotinhos necessitam de ter aulas de disciplina desde bem novo. Os filhotinhos não são rigorosamente destruidores ou arteiros, o que pode iludir os donos quanto à necessidade do treinamento para disciplina.
Dê alimentos a eles até cinco vezes, diariamente, até completar os 6 meses de idade. Com o passar do tempo, uma alimentação por dia na parte da manhã e no final de tarde já é o bastante.

Curiosidades sobre o Chow Chow

Não é possível garantir exatamente as origens do Chow Chow. Os fatos mais populares são: São originários do Molosso Tibetano
– A raça é da China, mas Chow Chow não é um nome chinês. É originária do britânico vulgar e era uma maneira usual de chamar os adornos e atualidades vindas dos países asiáticos. Seu título quer dizer “Cão Leonino Empolado” na nossa língua.
– Podemos avaliar a origem do Chow Chow, analisando sua língua. Se for mais rosada do que azul, então não é uma raça autêntica.
Além disto, é crucial fazer a tosagem periodicamente para que os pelos não fiquem penetrando nos olhos do cão e atrapalhando sua visão.
O Chow Chow não nada bem – Inúmeras pessoas julgam que todo cachorro pode nadar, mas algumas raças não sabem nadar muito bem. O Chow Chow tem muitos pelos que, quando encontram-se encharcados, tornam o cão mais pesado e complicam sua performance na água.