Compreenda tudo sobre Akita Inu

No Japão o cão Akita é considerado como parte do patrimônio natural nacional, precisamente como as gueixas e o sumô. Essa espécie inclusive é muito popular no país por ser considerada como um autêntico amuleto da sorte. O nome Akita procede de uma área localizada na ilha de Honshu, e “inu” que representa cachorro em japonês, compondo o nome completo do cachorro Akita Inu.Apesar das primeiras espécies da raça Akita Inu terem aparecido só a partir do século XV, na verdade, determinados especialistas declaram que o aparecimento da espécie ocorreu por volta de quatro mil anos atrás. O Akita Inu, inicialmente, foi usado ao longo de muitos anos como um cachorro de defesa e ataque, uma vez que esta raça era classificada como de estatura grande.Os soldados norte-americanos, ao longo da Segunda Grande Guerra, adquiriram filhotes dessa raça, após um indivíduo reproduzir uma cadela da raça “Akita” com um cachorro da raça “Pastor Alemão”. Após este fato, deu início à espécie “Akita inu Americano”, a qual se ficou famosa de forma rápida, consequentemente sendo comercializada em variados locais do planeta. Hoje em dia, ambas as raças coexistem.

Características Físicas do Akita Inu

A espécie Akita Inu conta com uma fisionomia que assemelha-se a dos lobos. Os cães machos da raça Akita Inu medem em média 65 a 70 centímetros em altura da cernelha e as fêmeas entre 57 até 63 cm. Exatamente como o tamanho, a pesagem da espécie ainda varia consoante o gênero da espécie, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Sua pelagem mostra-se de forma dupla, sendo que a pelagem do alto é retilínea e dura e o subpelo espesso e macio.A cabeça do cachorro Akita é grande e achatado, a testa larga e o chanfro é bastante ajustada. O focinho do cachorro Akita vai se estreitando progressivamente e o seu comprimento é bastante moderado. Os olhos amendoados, específicos dos spitz, são um pouco pequenos, inseridos de forma oblíqua e afastados entre si. Levemente apontadas para a frente e bem eretas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas pontas bem circulares.Seu pescoço é musculoso, sem papadas, finalizando em um peito profundo e amplo. Além disto, o seu dorso é vigoroso e firme, e suas costelas são levemente curvadas. As partes traseiras são bem ampliadas. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, fora de ser muito forte, grande e grossa. Além disso, sua pata é bem forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cão de pelo endurecido e subpelo oleoso, impecável pra caça na água, pois seu pelo é quase impermeável, o que o mantém muito bem aquecido, mesmo em temperaturas bem geladas. O seu subpelo é condensado, bem oleoso e muito sedoso, já a sua pelagem superior é resistente, retilínea e bem alisada. O pelo da cauda é um tanto mais alongado que o resto de seu corpo, e sua garupa e cernelha são revestidas por uma pelagem levemente mais alongada.
O cão Akita Inu se mostra nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com extremidades pretas), tigrado e branco.
Todas as colorações devem conter ainda o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, abaixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
A sua pelagem é alterada duas vezes por ano. O procedimento de troca da pelagem é muito intenso, podendo ser concluída depois de mais de trinta dias. Os Akitas Inus se lambem bastante, como bichanos e devido a isso se conservam limpos por um longo prazo. Os cachorros Akita não possuem necessidade de tomar banho com muita frequência, pois isso pode ocasionar uma redução considerável de oleosidade em sua pelagem, já que eles realizam a sua higiene normalmente. As escovações devem ser feitas habitualmente.

Temperamento do Akita Inu

A personalidade do cachorro Akita pode ser definida como manso e receptiva, calma, e este se caracteriza por sua fidelidade. Esta raça é audaciosa, corajosa e muito fiel. Eles farão o possível para defender sua família e sua casa.
Embora o comportamento manso e calmo, o cão Akita Inu é apropriado para donos com mais pulso firme, pois esta espécie carece ganhar confiança de seu proprietário, para que este possa instruir este cão com muita serenidade e disciplina, mas, especialmente, são obedientes e inteligentes.Apesar de não ser agressivo com gente estranha ao seu convívio, o seu comportamento se modifica quando surge alguém que não está presente na sua vida. Alguns cachorros da espécie Akita podem não se socializar com outros cachorros, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua característica forte e frequentemente dominadora. Apenas os cães socializados prematuramente possuem a predisposição para coabitar com outros animais. Nesses casos, é aconselhado que o proprietário possa investir no aprendizado do filhote desde cedo, a fim de evitar que o cachorro se torne profundamente dominante e hostil com os os demais cachorros e demais animais da casa.

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, principalmente, desde pequeno, o cachorro Akita pode ser uma excelente companhia para as crianças. Eles podem ser um pouco retraídos com novas pessoas (ou crianças demasiadamente barulhentas), entretanto logo se adaptam às novas situações. Os cães da raça não latem muito, entretanto são muito vocais e ocasionalmente “falam”.Eles são muito inteligentes e frágeis, tornando-se sempre notáveis cachorros de guarda e proteção, tanto em relação a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva defender. Ocupando a posição de nº 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do planeta, o Akita pode ser facilmente ensinado sendo que, exatamente como a grande maioria das raças caninas, pode aprender com mais agilidade e intensidade na ocasião em que os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

O cachorro Akita vive em média até os 12 anos. Além disso, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, tudo isto ocasionado por conta do seu porte. Certos problemas oftalmológicos também tem o hábito de ser um tanto habituais nos cães da raça, como a atrofia da retina (que pode chegar a proporcionar cegueira) e o entrópio, problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para dentro e machuquem sua córnea.A epilepsia inclusive é uma complicação que é capaz de aparecer ao longo da vida do cachorro dessa raça específica e, em função dos variados problemas que podem se expressar na saúde do cachorro Akita, é importante que os proprietários de um exemplar da espécie como animal doméstico os levem para consultas periódicas com médicos veterinários no sentido de garantir o bem-estar do animal e precaver ou diagnosticar precocemente uma série de doenças.Somente os cachorros socializados prematuramente apresentam a inclinação para conviver com outros animais.

Como cuidar do Akita Inu

Os Akitas Inus podem ajustar-se à vida em apartamento, mas precisam de exercícios diários para manterem-se estáveis e sadios. O Akita Inu precisa passear diariamente, principalmente se viver em prédios ou pequenas residências onde não existe bastante espaço para ele. Já quem mora em casa ou tem grandes espaços e quintais cercados deve deixar os cachorros soltos para que consigam se exercitar livremente.A fim de que você consiga conservar os pelos do seu Akita Inu bem saudáveis, é preciso que você escove-os todo o dia ou, pelo menos, uma vez a cada semana, impedindo que se acumulem nós ou impurezas, que podem ocasionar no futuro uma dermatite.Estes cachorros têm um fome voraz, por isso uma refeição equilibrada é crucial a fim de que possam crescer com muita saúde.A saúde geral do animal está diretamente vinculada à sua higiene. Para que seu Akita Inu não se contamine e contraia qualquer tipo de problema por bactérias, o lugar onde ele vai se estabelecer deve estar bem higienizado diariamente. A boa higiene inclusive evita complicações de saúde futuros. A limpeza é importante independente da raça, todavia, no caso do Akita, é também mais primordial. O lugar onde ele irá ficar deve ser bem limpo e, depois, deve estar bem seco, a fim de que o piso não esteja úmido e, o cão Akita ao se deitar, não deite na umidade, pois essa pode fazer com que ele obtenha fungos na sua pelagem e outras bactérias.

Filhotes do Akita Inu

O cachorro Akita quando filhote é fofo como um bicho de pelúcia. Por outro lado, por seu gênio dominante e independente, é aconselhável começar desde muito cedo o treinamento de disciplina e deixar claros os seus limites, indicando que o líder é você.Em geral, os cachorro Akita Inu são uma das raças mais fáceis de se limpar. Apesar de ser uma raça bastante auto-suficiente, preferem estar próximo dos donos do que sozinhos no fundo do quintal. Exercícios frequentes são extremamente recomendados para impedir que se transformem em cães aborrecidos e destruidores de materiais espalhados ao longo da casa.Ao escolher um filhote, o aconselhado é sempre olhar os pais da cria e ver o comportamento deles uma vez que esta é uma peculiaridade genética. A fim de evitar problemas futuros, pesquise um petshop ou um canil apropriado e confiável. pesquise a reputação do vendedor e veja se vale a pena obter qualquer cachorro no local onde você vai adquiri-lo. Preste, constantemente, bastante atenção na maneira como o filhote de cão Akita Inu se porta. Certos são mais dominantes e irão necessitar de uma instrução mais firme, outros mais submissos, entre outras nuances que controlarão na personalidade do cachorro quando adulto.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Hoje em dia, coexistem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
Este cachorrinho foi usado, durante muito tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nos territórios noro-orientais.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que destaca o ator Richard Gere como protagonista – conta a famosa biografia japonesa do cão Hachiko, um Akita Inu que por afeto ao proprietário passou anos esperando ele voltar do trabalho na estação de trem. Logo que o dono moreu, sem saber o que tinha ocorrido, o cachorro Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de dez anos, na expectativa que ele voltasse, até falecer.