Tudo sobre o Boiadeiro Bernês

Pra chegarmos ao pet Boiadeiro Bernese que hoje conhecemos, foram realizados variados cruzamentos entre diferentes espécies durante os anos. Com o intuito de manter os rebanhos e os gados protegidos, os “Bernois Bouvier” foram muito requisitados pelos agricultores da Suiça. No fim do século XIX, devida a boa fama do queijo da Suiça, os agricultores obtiveram o melhor ganho da performance dos cachorros da raça Boiadeiro Bernês, muito utilizados para tracionar os carros de leite.
O mais renomado dos Sennenhund ou, “Cães de Montanha Da Suiça”, o Boiadeiro de Berna se caracteriza por ser o único a ter um pelo longo e sedoso. Nâo se conhece exatamente a sua origem, unicamente deduções. Alguns estudiosos consideram que sua biografia está na fase da incursão romana em território Suiço, quando os Mastiffs se misturaram com os cachorros defensores de rebanho nativos.
Fora de ser um notável cão de tração, ele também tolera as temperaturas mais congelantes, fora de defender o rebanho. Embora a utilidade desses cães, poucas iniciativas foram efetuadas pra eternizar a espécie. No fim do século XIX, a espécie estava em ameaça de desaparecimento.
Um pesquisador intitulado como Albert Heim passou a estudar os cachorros de proveniência suíça, chegando então ao Cachorro Boiadeiro Bernês. Porém, somente nos baixos Alpes que se encontraram estes cachorros. Posteriormente aos estudos de Albert Heim, começou, desta forma, a propagá-los por toda a Europa. A melhor raça encontrada possui o nome de “Durrbachler”, situada no território de Durrbach. Com o progresso da espécie, o nome foi trocado para Boiadeiro Bernês. No período de 1926 deu-se início ao primeiro exemplar do Boiadeiro De Berna no território americano.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro tricolor, de grande porte e com uma disposição muito gentil. Ele é sagaz, forte, e tem rapidez instintiva pra exercer as tarefas de defesa e pastoreio para as quais foi primariamente criado e utilizado no território suiço.
O Cão Boiadeiro de Berna é enorme, vigoroso e bastante equilibrado. Suas orelhas caem sobre os lados de seu crânio, tendo também membros estreitados e orelhas medianas. Sua cauda é densa e pende no torso. O pelo é afilado, liso, alongado e preto com vermelho e manchas castanhas na parte lateral do focinho, olhos, pernas e torso. O Cachorro Boiadeiro Bernese possui manchas claras na cabeça, pescoço, peito, patas e extremidade do rabo.

O Pet Boiadeiro Bernese funciona como um enorme cão da casa, já que no momento em que o dono está dentro da moradia o cão dispõe de um curto nível de desempenho e uma intensa precisão de estar perto dele. Sua maior felicidade é somente estar com as pessoas favoritas. Dadas essas particularidades, o Boiadeiro de Berna não é um cachorro apropriado pra viver em um canil e com certeza será muito infeliz sem a constante companhia do ser humano.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
O pelo do Cão Boiadeiro Bernês é lindo: um pelo duplo, grosso, com a parte externa comprida e uma camada inferior bastante peluda. Tipicamente de três cores, a maior parte de seu corpo tem as cores pretas, enferrujadas e um branco brilhante. Habitualmente, existe uma marca branca no torso que se parece com uma cruz inversa, uma mancha branca entre os olhos e na ponta do rabo.
A cor dominante do Pet Boiadeiro Bernese é o escuro, que deve ser forte, com as manchas em castanho bem especificadas na face, por cima dos olhos, nas patas e no tórax. Desde que não passe o começo de suas pernas, ele pode possuir, também, um pelo branco nas patas.
A pelagem tem necessidade de ser escovada constantemente, afim de deixá-la sempre sadia, além disto, sua pelagem é afinada e longa. Anualmente o Cão Boiadeiro Bernês sofre perda de pelo de forma moderada durante a primavera e outono. O Boiadeiro Bernese possui uma pelagem que cai muito, por isso a precisão de sempre escovar usualmente os pelos dele, a fim de que você possa moderar a abundância de pelos caídos por toda sua casa. Para preservar uma notável higiene, dê um banho a ele a cada trimestre.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cachorro afetuoso, inteligente e sentinela. Afilie inclusive tolerância, gentileza e ternura. Ele gosta de estar com a família e fica feliz quando é acrescentado nas ações da família. Porém não se esqueça de ensinar a ele como se portar em casa e com as demais pessoas, pois um adestramento é crucial pra esta raça. Ele é capaz de crescer muito, contudo sempre continuará sendo um “molecão”. Esta raça demora para amadurecer.
Mesmo sem ser hostil, ele fará qualquer coisa para resguardar você e sua família. Habitue-o desde sempre a relacionar-se com pessoas estranhas e, de preferência, em lugares com diversas pessoas conjuntamente, dado que ele é bastante arisco no momento em que não aparece alguma coisa nova pra ele.
Para você vir a possuir um cachorro muito dócil, acostume-o desde novo a tudo o que seja capaz de ser anormal para ele, a fim de que ele não desenvolva temor, fique arredio ou bastante aflito. Apresente a ele barulhos, outras pessoas e situações fora de seu cotidiano para ensiná-lo a como se comportar.
O temperamento do Boiadeiro Bernese é afetado por uma série de motivos, abrangendo hereditariedade, adestramento e socialização. Cães com apropriados temperamentos são entusiasmados e travessos, dispostos a abordar e ser abordados pelos humanos.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
O Cachorro Boiadeiro Bernês também é um ótimo cão de vigia, que irá alertar todos da casa ao menor vestígio de proximidade de um desconhecido ou ladrão. Este cão é considerado totalmente leal como um animal de estimação e de companhia da família.

Todas as ações que ele efetua vêm acompanhadas de suas aptidões. Caso você tenha crianças no lar, pode ficar tranquilo: as crianças vão amá-lo.

Ele é um cachorro inquieto, pois está constantemente buscando algo para fazer, como um desafio, por exemplo. O Boiadeiro irá desejar sempre satisfazê-lo, então ele irá fazer de tudo para se adaptar em várias tarefas que você der para ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Caso o Cachorro Boiadeiro Bernese for desprezado ou continuamente largado só, é capaz de ficar deprimido e agitado. Se você conceder alguma coisa pra ele fazer e ele não apreciar, também irá chateá-lo bastante. Apenas um jadinzinho não é o bastante. Outra coisa: ande com ele, ao menos, uma hora ao dia, para deixá-lo bem física e mentalmente.

Independente de sua beleza e ao excelente comportamento – ou possivelmente por causa dessas características – na atualidade, os Boiadeiros de Berna estão lutando pra sobreviver. A raça possui um pequeno agrupamento de genes que acarretou em muitos problemas de saúde pertinentes à endogamia (consanguinidade). Vários espécimes estão sendo gerados sem nenhum tipo de critério, o que está provocando estes problemas. Isto tem criado um efeito nocivo sobre o Pet Boiadeiro Bernese como um todo. As pessoas que ambicionam possuir um cachorro desta raça precisam ter bastante cautela ao adquirir um filhote e devem procurar um criador com muita referência no negócio.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você habita em um apartamento ou em um condomínio, nunca cogite em comprar um Cão Boiadeiro de Berna. Para o seu cão aproveitar mais satisfatoriamente o ambiente, um lar enorme com um largo ambiente é o adequado. Ele ainda tem energia em excesso. Diariamente ele deve gastar muita energia pra poder se preservar equilibrado e com muita felicidade.
Limpe os dentes do seu Pet Boiadeiro Bernês de duas a três vezes semanais para retirar o ajuntamento de tártaro e os germes da boca dele. Se puder escovar a boca dele todos os dias, será muito melhor.
Se o seu cão não consiga puir bem as suas unhas, então apare-as uma vez a cada mês. Se você consegue ouvir as unhas baterem no solo é porque estão muito compridas. Acontecerá um pequeno sangramento se você aparar no local incorreto, então possuirá sérios inconvenientes.
Caso haja mau cheiro ou vermelhaço nas orelhas do seu Boiadeiro, então leve-o a um médico-veterinário rapidamente. Higienize as orelhas com algodão úmido com produto aconselhado pelo médico-veterinário a fim de prevenir contaminações. Mas, recorde-se: apenas higienize a parte de fora, jamais ponha nada dentro do canal auditivo.
Sempre examine a pele do seu pet, analisando qualquer forma de anomalia, tal como: infecção, vermelhidão ou sensibilidade, não exite em liga para um veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Cão Boiadeiro Bernese exige supervisão e relação frequente com os proprietários a fim de que consiga efetivamente coabitar no ambiente familiar. Introduza, o mais rápido possível, em expor para ele quais são os limites que ele possui. Diferente de muitas outras espécies, por causa de um processo de maturação demorado, o processo de treinamento do Boiadeiro consome um período mais extenso.
Desde novo, tenha o hábito de levar o seu Boiadeiro a um médico-veterinário. Manuseie as patas do animal com frequência e olhe dentro de sua boca. Pra ensiná-lo a se portar corretamente no momento em que for necessário ir a alguma consulta, comece a oferecer para ele algum padrão de gratificação e jamais se esquecendo do elogio no momento em que ele reagir de forma adequada. Limpe e cuide do seu animal doméstico desde filhote, pois eles têm o hábito de efetuar buracos em locais com muita terra, então se sujando mais que o comum.
Inclusive, jamais deixe o filhote de Boiadeiro Bernese fazer brincadeiras em locais rígidos (como asfalto), pular excessivamente ou tracionar cargas pesadas até que ele possua pelo menos dois anos de idade e até que suas articulações estejam completamente formadas. Porém, ele é capaz de se divertir em um gramado.
Curiosidades a cerca do Boiadeiro Bernês
Ele é totalmente adequável em temperaturas muito frias. Apesar disso, com o pelo escuro e tamanho grande, ele é predisposto a sentir-se com calor. Em dias excessivamente quentes, não deixe que ele realize demasiado esforço físico.
Você precisará ter um cuidado exclusivo se estiver no processo de criação de um cachorro da espécie Boiadeiro De Berna. Tal como diversos cães de raça grande estatura, o Boiadeiro Bernese desenvolve-se apressadamente entre as idades de quatro e sete meses, ficando com tendências a distúrbios ósseos e machucados. A alimentação deve ser bastante caprichada, com excelente qualidade, abundante em nutrientes, entretanto em uma quantidade certa, a fim de que ele se desenvolva moderadamente.