Um excelente cachorro para criança possui um comportamento manso, é aprazível e se adapta bem às residências com muito movimento. As espécies mais indicadas de cachorros para crianças são Labrador, Golden Retriever, Beagle e Collie. Estes são os cães mais comuns. Já o Bulldog Francês é uma boa raça de cachorro para crianças grandes, pois eles são capazes de ser levemente estúpidos nas suas brincadeiras. Existem outras espécies calmas, gentis e companheiras, mas elas requerem bastante atenção, então a família deve estar ciente de que terá que dar atenção tanto para o cachorro quanto para as crianças.
Mas, escolher a mais adequada espécie de cachorro para crianças pode ser bastante difícil de propor. Por qual motivo? Pois os cachorros são indivíduos singulares. A espécie não possui um comportamento universal único, tal como os humanos.
É melhor você refletir na personalidade de um cão para crianças do que na melhor espécie de um cachorro para crianças. Caso você preste atenção no temperamento, e não na espécie, pode encontrar um vira-lata maravilhoso pra adoção, que será um bom cachorro para criança por ser companheiro nas diversões e na amizade.

Comportamento de um bom cachorro para criança

cachorro-para-crianca Além das propriedades biológicas do animal, a maneira com que ele foi criado também define se ele vai ser um ótimo cachorro para criança. Por este motivo, é preciso socializar o cão a fim de que ele conviva bem com recém-nascidos e crianças de inúmeras idades.
O cachorro para criança ideal é aquele que não se irrita tranquilamente, é paciente e se entretém passando horas brincando e convivendo com o seu pequeno dono. Esta interação, que é ótima para os dois, fortalece a saúde das crianças, suas aptidões de leitura, seu desenvolvimento intelectivo e seu senso de responsabilidade.
Convenientemente por achar-se ligado a fatores de comportamento, genéticos e, também, predisposições é que algumas raças de cachorro são mais recomendadas do que outras como pets em residências com crianças e recém-nascidos. Fale com amigos, conhecidos, proprietários das raças que você mais gosta, veterinários e criadores para escolher a raça de cachorro para criança mais recomendada para seus familiares.
Como exibido em livros e filmes que mostram a interação entre crianças e cachorros, o laço entre uma criança e seu cão pode ser um dos mais fortes na vida de um indivíduo. Para ter um convívio perfeito, além do temperamento do cão, a disciplina e os exercícios físicos são elementos fundamentais. Igualmente, a criança necessitará de ser educada para obedecer os limites e as necessidades do cão. No geral, nenhum cão, independentemente da raça, deve interagir com uma criança sem monitoramento.

Dez Espécies de cachorros para crianças

1. BULLDOG INGLÊS

A raça Bulldog Inglês conta com um comportamento dócil, o que faz este tipo de cão ser um ótimo cachorro para criança. É um cão companheiro, que vive de maneira harmoniosa com seus pequeninos donos, seja no lar ou em apartamento. Independente de ter um nível baixo de energia, eles são endiabrados.
A raça Bulldog Inglês requer muita disciplina, especialmente no relacionamento com crianças, já que os cachorros são, naturalmente, protetores e são capazes de ser brutos. Dessa maneira, é significativo que eles sejam acostumados com novos indivíduos e treinados a respeitar as ordens dos proprietários, desde filhotinhos.
Essa espécie não é simplesmente cativante para as crianças, porém para os adultos também.

2. BEAGLE

cachorro-beagle Caso você busque um cão para criança que tenha temperamento alvoroçado e travesso, o Beagle pode ser uma boa opção. A espécie não dispensa ótimas diversões e caminhadas e é capaz de se tornar uma companhia boa para suas crianças.
Vale salientar que, além de protetora, essa raça é bastante dinâmica e não se dá bem sozinha por longos períodos de tempo. Por consequência, ela é uma raça de cachorro para crianças que passam muito tempo no lar ou para famílias que têm mais de um filho.

3. BULL TERRIER

O Bull Terrier é um bom cachorro para criança, contanto que a obediência e os limites sejam enfatizados pelos donos e ele receba exercícios físicos diários. Em razão de serem animais resistentes, cães da raça Bull Terrier não são sugeridos para crianças muito pequenas, mas tendem a se dar bem com as mais velhas. Em geral, além de sagaz, gentil e tranquila, a espécie ainda é paciente com crianças e tolera as brincadeiras infantis. Neste caso, o elevado nível de energia um fator positivo da espécie, especialmente quando se considera que ela resiste várias horas de diversões sem se exaurir.
Cachorros dessa espécie são resistentes e necessitam de muita disciplina. Como para qualquer bicho de qualquer espécie, analise as características de seus familiares e fale com o seu criador e veterinário para avaliar qual é a mais apropriada espécie de cachorro para sua criança.

4. COLLIE

É um tanto quanto comum associar o Collie à personagem Lassie. E não é para menos, essa espécie de cachorro, assim como no roteiro do filme, é apegada e meiga com a sua família. Por ser uma espécie de pastoreio, o Collie lida bem com treinos, ordens, afazeres e, também, brincadeiras. É uma espécie ideal de cachorros para crianças, uma vez que pode ser um estímulo positivo ao temperamento dos pequenos proprietários, pois irá poder instruir princípios de responsabilidade e afeto.

5. POODLE

De uma maneira geral, os Poodles são uma ótima sugestão de cachorro para crianças, com ressalva só para as versões toy que são mais delicadas e não recomendáveis para os pequeninos. Os exemplares desta raça são dóceis, inteligentes, dinâmicos e gostam de se divertir. Além disso, são capazes de ser uma ótima parceria às crianças que possuem alergias, uma vez que o Poodle não solta pelos.

6. LABRADOR RETRIEVER

Os Labradores são uma das espécies mais conhecidas em razão de serem uma das opções mais comuns de cachorro para criança. Recomendado para qualquer idade, os Labradores são protetores, inteligentes, leais, dinâmicos e verdadeiramente fascinados por seus proprietários. Além disso, a raça ama brincar e é bem predisposta a conhecer novos comandos.
Vale notar que proprietários interessados em cães dessa espécie necessitam enrijecer a obediência e os exercícios físicos diários. Cães que não realizam o nível de exercício diário aconselhado são capazes de engordar, além de encaminhar a sua energia a atitudes indesejáveis, como ladrar e roer. Os Labradores são conhecidos por morder e brincar com vários itens proibidos da habitação. Consequentemente, precisam de exercícios, impulsos mentais e brinquedinhos.

7. GOLDEN RETRIEVER

Tal como os seus primos Labradores, os Golden Retrievers são sociáveis, trabalhadores, sagazes e condescendentes. O elevado grau de energia e a inteligência da raça torna o Golden um dos melhores cachorros para criança, sobretudo para aquelas que amam passatempos com água, pois os Goldens são uma das espécies que adoram água.
O Golden Retriever é uma espécie que necessita coabitar em grupo. Por conseguinte, ele é ideal para famílias ativas e que passam um bom tempo em sua residência.

8. PUG

Por ser pequeno, não ladrar e não precisar de inúmeras atividades físicas, o Pug é uma espécie ideal para apartamentos. Quando disciplinado e socializado a coabitar com os pequenos, o Pug também acaba por se tornar um ótimo cachorro para criança.

9. SHIH TZU

O que faz o Shih Tzu um cachorro conveniente para crianças é o fato dele ser afável, afetuoso e altamente maleável. Ele não apenas lida bem com crianças e novos humanos, entretanto tende a coabitar harmoniosamente com outros bichos.
Pessoas que optam por ser donos de Shih Tzu precisam ensinar as suas crianças em relação a fragilidade da raça. Cães desta espécie são regularmente feridos por crianças que adoram brincar de maneira violenta.

10. VIRA-LATA

Além das raças mencionadas anteriormente, o vira-lata é uma das escolhas preferidas e se tornam maravilhosos cachorros para crianças. Na ocasião em que socializados para conviver com crianças, estes cães são ótimos amigos, acompanhando os seus pequeninos proprietários na ocasião de brincar, assistir TV e até dormir.

Como escolher um cachorro para criança

A dúvida de vários pais é sempre a mesma: qual a raça conveniente de cachorro para criança? A verdade é que todos os cachorros podem ser excelentes companhias para as crianças. Mas pode ser que aconteça de alguns, que aparentam ser totalmente indicados, não gostarem bastante da interação com os pequeninos. Tudo difere de acordo com o modo que o cachorro é criado e sua personalidade. Mas, podemos selecionar espécies que possuam propriedades que são ideais para um excelente relacionamento e tornam-se extraordinários cachorros para crianças. Entretanto recorde-se: qualquer raça precisará de treino por parte dos donos para bom comportamento. Se você não está decidido a disciplinar seu cão é mais adequado que não tenha um, uma vez que um cachorro para criança, sem educação, possui a tendência de fazer coisas erradas e desconfortáveis, o que acaba fazendo seu proprietário abandonar o bicho. O abandono de cachorros é algo bastante sério com um índice que só cresce nos dados estatísticos.

Cuidados extras para cachorros com crianças

Por mais aprazível que a raça seja e por melhor que o cão demonstre ser, jamais se deve deixar a criança se divertir com o cão sem supervisão de um adulto quando, em especial se a criança for bastante pequena. Acidentes ocorrem e você deve lembrar que o cachorro não é uma babá, só uma companhia.
A criança nunca deve ser responsabilizada pelos cuidados dos cães. Os pais devem assumir tal incumbência. O que pode e recomenda-se ser feito é deixar a criança participar e auxiliar nos cuidados para, assim, ter noções de disciplina e responsabilidade, porém não tomar para si a tarefa.